quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Oração de Fim de ano
Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade.
Teu é o hoje e o amanhã, o passado e futuro.
Ao acabar mais um ano, quero agradecer por tudo que recebi de Ti.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo que não foi possível realizar.
Mas também, Senhor, quero te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil, pelo amor e a ajuda desperdiçada.
Perdão pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te.
Perdão pelo descuidado silêncio.
Nos próximos dias começo um novo ano.
Paro a minha vida diante do novo calendário.
Hoje peço para todos, paz e alegria, fortaleza e prudência, lucidez e sabedoria, otimismo e bondade, compreensão e amor, verdade e altruísmo.
Abre o meu eu a tudo que é bom.
Que meu espírito seja repleto de bênçãos para que eu derrame bondade e alegria por onde passar e que as pessoas que eu encontrar e que passarem no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-me um ano feliz e ensina-me a semear e repartir felicidade.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Expo Releitura de Luz
Os artistas plásticos Sandra Teodoro, Suelene Storino, Leila Benicio e J Manu fizeram, com paixão e respeitosamente, a releitura de algumas das obras de arte do Museu de Belas Artes Mokiti Okada - MOA - em Atami - Japão.
Esta exposição, RELEITURA DE LUZ, é um brinde de fim de ano e um agradecimento à Arte e a Missão que ela possui para a harmonização da humanidade.
De 17 de dezembro de 2011 até 17 de fevereiro de 2012 esperamos sua presença nesta amostra de Beleza, de Reverência e de Luz.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
A Terra em nossas mãos
O Setor de Arte e Cultura do JC Vila Isabel reviveu, no mês de outubro, a grata e maravilhosa oportunidade de conhecer e trabalhar com a terra.
A arte-educadora Mônica Cica fez os participantes da oficina transformarem a terra variada do solo de Minas Gerais em lindos quadros.
A dinâmica consiste em aprender a Ser, Pertencer, Perceber e Criar.
Perceber o que o Planeta Terra oferece, sentindo e respeitando sua força.
domingo, 20 de novembro de 2011
Grupo Iluminarte Homenageia os "Mestres do Samba"
A Arte dos Sentidos
No último dia 22 de outubro o Setor de Arte e Cultura do JC Piedade apresentou no seu Espaço Cultural a exposição "Arte dos Sentidos" mesclando fotografia, música e degustação.
O objetivo dessa mostra foi o de aguçar a curiosidade e passar sentimentos através de imagens, sons e sabores.
As imagens foram reveladas através de 12 fotografias em preto e branco, emolduradas mostrando os sentimentos humanos com fotos do cotidiano, flagrantes do amor de pais e filhos, amigos e etc.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
C O N V I T E
Setor de Pesquisa e Produção Cultural
O Espaço Cultural Mokiti Okada Arte & Natureza, em comemoração ao 11° aniversário do Johrei Center Vila Isabel tem o prazer de convidá-lo para a exposição das obras do artista plástico J. Manu.
J. MANU, artista autodidata com referencial artístico da cultura japonesa, apresentará nessa amostra, sua arte em bambu e elementos da natureza com troncos de árvores e canetas hidrocores permanentes.
Data: de 28 de Setembro até 6 de Outubro de 2011
Horário: das 11h às 19h
Local: Rua Silva Pinto, 65.
domingo, 25 de setembro de 2011
Suely Balthazar lança o livro "Lampejos" no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada
A professora e poeta Suely Balthazer, após o lançamento do seu 1º livro de poesias na Bienal do Livro, ofereceu, no dia 17 de setembro, aos amigos seu livro "Lampejos" no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada.
O editor e poeta Sergio Geronimo escreveu sobre o livro: "Tudo está escrito, mas cada dia será uma lição, portanto longe de um extremismo determinista. Sua poesia contempla o seu universo familiar; passeia pelas virturdes do imaginário, onde a Arte salva a todos. De vocabulário apropriado, obtém excelentes resultados em sua síntese poética. Uma poesia corpo/alma em comunhão com a natureza - o belo."
Mundo de Poesia
Graças a Deus, encontrei você
Tenho muito que agadecer
Poe essa aproximação
Que despertou a minha imaginação.
Estava escrito nas estrelas
Foi um encontro marcado
Num lugar predeterminado
A arte vai ser a nossa salvação
A criatividade está sempre ao nosso lado
Entrei no seu mundo de poesia
Encontrei um mundo de magia
Nasceu a vontade de escrever
Os poemas começaram a aparecer
Voce pode até não reconhecer
Mas eu devo tudo isso a voce
Sem escrever
Não consigo mais viver
Nem a impulsividade conter
Registrar sentimentos e emoção
Nos torna mais humanos, mais divinos
Nos liga ao mundo da luz
Une de uma forma mágica
Esse elo que nos conduz. (Suely Balthazar)
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Visita ao Polo de Agricultura Natural emociona alunos do curso "Em Busca da Arte que Salva"
Os alunos do Curso de Formação de Base - Em Busca da Arte que Salva visitaram, no dia 18 de setembro, o Polo de Agricultura Natural da Fundação Mokiti Okada, em Silva Jardim. A emoção foi a tonica dessa visita.
Através da vivificação do solo , não utilizando materias impuros como adubos químicos, o solo pode então, manifestar a sua energia original.
A Agricultura Natural é o verdadeiro método agrícola, pois evidencia o absoluto respeito à Natureza.
Amando e respeitando o solo, a capacidade deste se fortalece espantosamente.
A Arte das Artes em exposição no Espaço Mokiti Okada
A Academia Sanguetsu realizou uma exposição de ikebana, no Espaço Cultural Mokiti Okada, no Grajaú, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em comemoração ao mês do Belo, que coincide com a entrada da Primavera, a estação das flores.
A flor significa a materialização e a concretização da beleza Divina através da natureza. O ikebana é a arte de fazer arranjos com flores, ramos e galhos naturais. É uma das muitas expressões artísticas desenvolvidas pelos japoneses, que leva o praticante à harmonia interior. A influência positiva gerada pela beleza das flores, que compõem o arranjo, modifica a atmosfera espiritual e material do ambiente, levando luz àqueles que a apreciam.
sábado, 17 de setembro de 2011
Lions expõe pinturas no Espaço Mokiti Okada
O Lions Club Grajaú, por meio de sua Presidente, traz para o Espaço Cultural Mokiti Okada a Exposição Coletiva "Artistas do Lions" .
A mostra reúne 11 Grandes Artistas e estará até o dia 20 de outubro para apreciação e deleitre do público.
Serviço
Exposição: Artistas do Lions
Artista: Mostra de 11 artistas
Até 20 de outubro de 2011.
Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada.
Rua Itabaiana, 74 - Grajaú.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Sábados das 9h às 18h.
Entrada franca.
domingo, 4 de setembro de 2011
Jonathan, 3 anos, regendo o 4º movimento e o 5º movimento da Sinfonia de Beethoven
Em que vida ou vidas anteriores esse garoto de 3 anos foi um grande maestro? Notem que ele não "segue" a música, "brincando de reger". Ele antecipa em segundos a mudança de andamento, não erra um só compasso, sabe o que está fazendo...É perfeito....E junto com a espontaneidade infantil, a autoridade do grande regente, para quem sabe ver...
O domínio e segurança de alguém que já empunhou muitas batutas. Ele domina a peça, não é levado por ela. E vive a música com o corpo inteiro.
É profundamente emocionante ver o retorno ao plano da matéria desses espíritos artistas, prenunciando o novo Renascimento previsto para o planeta.
Se puderem, repassem, para que outros possam se deleitar e talvez refletir...
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Aula Externa de História da Arte no Curso de Formação de Base realizada no Centro do Rio
As aulas do Curso de Formação de Base Em Bsuca da Arte que Salva, Módulo I, vão além das oficinas e das aulas teóricas. Os alunos do Curso de Formação de Base tiveram a oportunidade de apreciar obras de arte e importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro na aula externa organizada pelo Setor de Pesquisa e Produção Cultural da Fundação Mokiti Okada, no dia 21 de agosto, domingo.
O primeiro local visitado foi a Catedral Presbiteriana em estilo neo-gótico, no Centro do Rio de Janeiro. Em seguida, o grupo de alunos, sob a orientação do historiador e professor de História da Arte, Marco Torres visitaram os Arcos da Lapa, antigo arqueduto do Rio de Janeiro, observaram os detalhes e curiosidades das fachadas em estilo eclético do Theatro Municipal, Biblioteca Nacional e Câmara Municipal, na Cinelândia.
A aula externa continuou com a visita guiada ao Museu Nacional de Belas Artes, também na Cinelândia, onde os alunos estudaram uma parte do acervo de pinturas e esculturas do Museu. Na oportunidade foi observada também a exposição Rio, que revela os bastidores do premiado filme de animação homônimo de Carlos Saldanha, e a mostra do 3º Festival Internacional de Humor, que expõe o trabalho de cartunistas do país e do exterior. A parada seguinte foi no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça 15, para ser estudada, entre outras a mostra "Queremos Miles Davis, a Lenda do Jazz" sobre a vida e obra do trompetista americano.
A aula externa terminou no Centro Cultural Correios, que fica bem próximo do CCBB, onde está atualmente a exposição "Mestres da Gravura", com riquíssimos trabalhos do século 15 a 1830, as exposições de Di Cavalcanti e do pintor Claudio Aun numa retrospectiva dos 40 anos de carreira entre a pintura e a escultura.
Sivuca - Feira de Mangaio
O mundo inteiro precisaria ouvir esta beleza de arranjo da Feira de Mangaio executada pelo Sivuca acompanhado pela orquestra paraibana. Extraordinário. Temos do que nos orgulhar, sinceramente, do Brasil sem ufanismo exaltado.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Alunos da Oficina de dança aprendem a compor coreografia
Depois da oficina de cerâmica e da oficina de pintura, foi a vez de os alunos do Módulo I do curso de Formação de Base - Em Busca da Arte que Salva participarem da oficina de dança, com o professor Diego Cruz.
A aula começou no auditório com a exibição de vídeos de dançarinos. A segunda parte da oficina foi realizada ao ar livre. O grupo fez exercícios corporais de observação do espaço, atenção visiual, e de comunicação não verbal e por fim aprendeu a compor uma coreografia. baseada em gestos do cotidiano. A apresentação da dança foi feita pelos próprios alunos, que fizeram a composição.
O objetivo foi trabalhar a descoberta dos movimentos e a integração das pessoas.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Cris Demura apresenta "Metamorfose"
METAMORFOSE significa as várias possibilidades da matéria se fundir a elementos distintos em harmonia e equilíbrio, buscando de uma forma minimalista e sutil detectar detalhes que provoquem no espectador uma explosão de formas, cors, massas e texturas. Encantando-o e elevando-o a uma outra esfera dimensional - reflexiva - de contemplação do belo.
Este é o objetivo desta coletânea: provocar no espectador um momento de paz terapêutica.
A METAMORFOSE é da pessoa que se permite encantar pela obra.
Cris Demura nasceu em dezembro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos de pintura e mantém seu atelier.
Sua iniciação na arte começou aos 14 anos, no atelier do pintor Renato Ferrari, no qual desenvolveu e aprimorou sua técnica.
Posteriormente, ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade do Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu sua formação acadêmica de pintura.
Cris Demira classifica sua trajetória assim: "A vida é um aprendizado constante que jamais devemos deixar de querer aprender. Arte é vida"
Serviço:
Exposição: METAMORFOSE
Artista: Cris Demura
Até 13 de agosto de 2011.
Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada.
Rua Itabaiana, 74 - Grajaú.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
sábado, das 9h às 18h.
Entrada franca.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Inauguração do Espaço Cultural Mokiti Okada Arte & Natureza Vila Isabel
No dia 19 de julho, o bairro de Vila Isabel foi presenteado com a inauguração do Espaço Cultural Mokiti Okada Arte & Natureza com a Exposição "A Terra em Nossas Mãos". A exposição foi criada a partir de uma Oficina de Pintura através de materiais cedidos carinhosamente pela natureza. Foram usadas árvores podadas, caixa de verduras, folhas secas e cascas de árvores.
Os trabalhos expostos em "A Terra em Nossas Mãos" foram confeccionados com pigmentos naturais, retirados de diferentes argilas pesquisadas no interior de Minas Gerais.
A Professora de Artes Visuais e Coordenadora do Espaço Tear, Monica Sicca, sensibilizou os participantes da Oficina para a vida no planeta Terra, buscando através da Arte, a integração entre os reinos mineral, vegetal, animal e humano, pois "Somos todos Um" enquanto "A Terra é o palco onde a Natureza brinca".
Serviço: Exposição A Terra em Nossas Mãos
de 19 de julho a 25 de agosto de 2011
Espaço Cultural Mokiti Okada Arte e Natureza Vila Isabel
Rua Silva Pinto nº 65, Vila Isabel
Tel: (21) 3281-2658
domingo, 10 de julho de 2011
Lizza Dias empolga o público com o show Sorriso Lindo
A cantora Lizza Dias apresentou, sábado, dia 9 de julho, o show de lançamento do seu primeiro CD, no anfiteatro, da Sede Regional . O espetáculo foi promovido pelo Setor de Pesquisa e Produção Cultural, da Fundação Mokiti Okada.
Lizza abriu a apresentação com a música "Vou Festejar", presenteando o público com 20 canções, inclusive a música título do seu CD - "Sorriso Lindo".
O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas que vibraram com a belíssima voz e o Sorriso Lindo de Lizza Dias.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
A leveza, a beleza e o colorido do papier-machê
A Artista Plástica Maria Luiza Soeiro apresenta oito das suas inumeras esculturas em Papier-machê, no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada,até o dia 03 de agosto.
As formas contemporâneas da exposição "Este Outro Papel" têm a aparência de cobre, aço, cerâmica, mármore e ferro, imbutindo às peças muita leveza, beleza e colorido.
Afirmamos assim, que a criação apresentada na exposição "Este Outro Papel" demonstra a todos os visitantes da amostra que a arte está além dos materiais empregados nela.
A preocupação com a sustentabilidade do planeta levou Maria Luiza Soeiro a se dedicar à arte de moldar o papel, que conheceu no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, onde hoje ensina a técnica do papier-machê.
Através do Papier-machê, material levianamente conceituado como de outra grandeza ou artesenal, definitivamente, comprovamos com esta exposição que a exuberância e a criação de um artista está além do material utilizado na peça de arte, isto é aprendemos que a Arte está a serviço da CRIAÇÃO e não apenas no material utilizado nela. Convidamos a todos conferir.
Serviço:
Exposição: ESTE OUTRO PAPEL
Artista: Maria Luiza Soeiro
Até 03 de agosto de 2011
Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada
Rua Itabaiana, 74 - Grajaú
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
sábado, das 9h às 18h
Entrada franca.
soeiro@mls.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)