terça-feira, 14 de julho de 2009

O primeiro passo para gostar da Arte

Dois jovens visitavam uma exposição de arte quando um deles parou diante de um quadro e disse: “É uma obra do pintor holandês Vincent van Gogh, precursor do expressionismo”. Continuou: “o expressionismo é um movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais.” O outro jovem que não detinha profundos conhecimentos ficou meio sem graça por não poder dar prosseguimento à conversa.
Os dois continuaram apreciando a exposição quando novamente pararam em frente à outra obra. Aquele que se demonstrava exímio conhecedor do assunto falou: “Esta é uma obra do espanhol Pablo Picasso. Ele é um pintor cubista. Sabe por que ele pertence ao cubismo? Ao pintar, os artistas deste movimento achatam os objetos e, com isso, eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Mostram, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo. Retratam formas geométricas, como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de seres humanos e de outros objetos. As cores, em geral, se limitam ao preto, cinza, marrom e ocre. Interessante, não? É uma pena que você seja um leigo sobre o assunto, senão poderia aproveitar muito mais esta maravilhosa exposição. Mas confesse: se você não conhece nada sobre arte, por que veio à exposição?”
O jovem respondeu: “Certa vez, me sentei para ler embaixo de uma árvore, num parque. Estava meio desiludido da vida. De repente, um garoto ofegante apareceu, cansado de brincar. Parou na minha frente e, muito alegre, exclamou: ‘Veja o que encontrei!’ Na sua mão, havia uma flor... Mas que visão lamentável: pétalas caídas, quase mortas. Querendo me livrar do garoto com sua flor, fingi pálido sorriso e me virei. Mas, ao invés de recuar, ele se sentou ao meu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: ‘O cheiro é ótimo e é bonita também... Por isso a peguei: é sua.’ A flor à minha frente estava morta ou quase morrendo, não tinha cores vibrantes como o laranja, o amarelo ou o vermelho, mas eu sabia que tinha que pegá-la ou ele jamais sairia de lá. Assim, me estendi para pegá-la, afirmando que aquilo era justamente o que eu estava precisando.Mas, em vez de me entregá-la, ele a segurou no ar sem qualquer razão. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego, que não podia ver o que tinha nas mãos. Ouvi minha voz sumir, lágrimas despontaram ao sol enquanto lhe agradecia por escolher a melhor flor daquele jardim. Ele agradeceu, sorriu e voltou a brincar sem perceber o impacto que teve no meu dia. Comecei a pensar em como ele havia conseguido perceber uma pessoa autopiedosa sob um velho carvalho. Como ele poderia saber do meu sofrimento auto-indulgente?” “Talvez seu coração tenha sido abençoado com a verdadeira visão.
Assim, por todos os momentos em que eu mesmo fui cego, agradeci por ver a beleza da vida. Aí, levei aquela feia flor ao nariz e senti a fragrância de uma bela rosa. Sorri enquanto via aquele garoto, com outra flor nas mãos, preste a mudar a vida de um insuspeito senhor de idade. Por isso, hoje, eu procuro olhar para a natureza, apreciar a arte...”
De repente, eles pararam diante de um outro quadro e este jovem explicou: “Embora eu nem saiba quem é este pintor e muito menos a que movimento artístico pertença, consigo sentir que ele estava muito feliz quando pintou este quadro. Veja: é um lugar bonito, há uma família alegre com as crianças brincando... Não é maravilhoso? A alegria deste pintor me alegra também.” Esta história deixa uma valiosa mensagem. É admirável uma pessoa que entende de arte, mas para começar a gostar de ARTE não é preciso entendê-la. Mokiti Okada orientou que: “Deleitando-se com a Arte, o homem purifica seu corpo e sua alma. É realmente uma dádiva Divina.” Portanto, é bom saber que o primeiro passo para gostar de arte não é adquirir profundos conhecimentos sobre ela. Basta ir até onde ela exista ou esteja e deixar que a sensação de bem-estar invada a sua alma, tornando-o, essencialmente, um ser mais belo.