quarta-feira, 16 de março de 2011

EXPO PESCADOR BRASIL / COLÔNIA Z-13




As fotos desta exposição que está no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada, até o dia 20 de abril, apresenta o trabalho dos pescadores da Colônia Z-13. Fotografias de Ilma Leda.

Localizada em Copacabana, a Colônia de Pesca Z-13 é uma das primeiras aldeias pesqueiras que surgiu no Rio de Janeiro, ainda no século passado, num campo arenoso, semeado de alagadiços e brejos, e coberto de cajueiros e pitangueiras.

Em 1924, era apenas um abrigo para embarcações, situada no extremo sul da Praia de Copacabana, no Porto da Igrejinha. Em 1982, a Colônia recebe o formato atual depois de várias mudanças, entre elas, a troca do nome Colônia Z-6 para Colônia Z-13 e a demolição da antiga sede, em 1970, para o alargamento da Avenida Atlântica.

Hoje, a Colônia Z-13 – um recanto bucólico, num misto de trabalho e lazer – é um ponto de referência para muitos cariocas e turistas que passeiam por ali, fazem pausa para descanso e compram peixes frescos vindos de diversos pontos, além de Copacabana, Urca, Barra da Tijuca, Muzema, Marapendi, Camurim e Pontal de Sernambetiba.


SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO PESCADOR BRASIL / COLÔNIA Z-13
Até 20 de abril de 2011
Espaço Cultural Mokiti Okada
Rua Itabaiana, 74 - Grajaú
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h;
sábado, das 9h às 18h
Entrada franca.