sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aula Externa de História da Arte no Curso de Formação de Base realizada no Centro do Rio



As aulas do Curso de Formação de Base Em Bsuca da Arte que Salva, Módulo I, vão além das oficinas e das aulas teóricas. Os alunos do Curso de Formação de Base tiveram a oportunidade de apreciar obras de arte e importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro na aula externa organizada pelo Setor de Pesquisa e Produção Cultural da Fundação Mokiti Okada, no dia 21 de agosto, domingo.
O primeiro local visitado foi a Catedral Presbiteriana em estilo neo-gótico, no Centro do Rio de Janeiro. Em seguida, o grupo de alunos, sob a orientação do historiador e professor de História da Arte, Marco Torres visitaram os Arcos da Lapa, antigo arqueduto do Rio de Janeiro, observaram os detalhes e curiosidades das fachadas em estilo eclético do Theatro Municipal, Biblioteca Nacional e Câmara Municipal, na Cinelândia.
A aula externa continuou com a visita guiada ao Museu Nacional de Belas Artes, também na Cinelândia, onde os alunos estudaram uma parte do acervo de pinturas e esculturas do Museu. Na oportunidade foi observada também a exposição Rio, que revela os bastidores do premiado filme de animação homônimo de Carlos Saldanha, e a mostra do 3º Festival Internacional de Humor, que expõe o trabalho de cartunistas do país e do exterior. A parada seguinte foi no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça 15, para ser estudada, entre outras a mostra "Queremos Miles Davis, a Lenda do Jazz" sobre a vida e obra do trompetista americano.
A aula externa terminou no Centro Cultural Correios, que fica bem próximo do CCBB, onde está atualmente a exposição "Mestres da Gravura", com riquíssimos trabalhos do século 15 a 1830, as exposições de Di Cavalcanti e do pintor Claudio Aun numa retrospectiva dos 40 anos de carreira entre a pintura e a escultura.

Sivuca - Feira de Mangaio


O mundo inteiro precisaria ouvir esta beleza de arranjo da Feira de Mangaio executada pelo Sivuca acompanhado pela orquestra paraibana. Extraordinário. Temos do que nos orgulhar, sinceramente, do Brasil sem ufanismo exaltado.