As aulas do Curso de Formação de Base Em Bsuca da Arte que Salva, Módulo I, vão além das oficinas e das aulas teóricas. Os alunos do Curso de Formação de Base tiveram a oportunidade de apreciar obras de arte e importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro na aula externa organizada pelo Setor de Pesquisa e Produção Cultural da Fundação Mokiti Okada, no dia 21 de agosto, domingo.
O primeiro local visitado foi a Catedral Presbiteriana em estilo neo-gótico, no Centro do Rio de Janeiro. Em seguida, o grupo de alunos, sob a orientação do historiador e professor de História da Arte, Marco Torres visitaram os Arcos da Lapa, antigo arqueduto do Rio de Janeiro, observaram os detalhes e curiosidades das fachadas em estilo eclético do Theatro Municipal, Biblioteca Nacional e Câmara Municipal, na Cinelândia.
A aula externa continuou com a visita guiada ao Museu Nacional de Belas Artes, também na Cinelândia, onde os alunos estudaram uma parte do acervo de pinturas e esculturas do Museu. Na oportunidade foi observada também a exposição Rio, que revela os bastidores do premiado filme de animação homônimo de Carlos Saldanha, e a mostra do 3º Festival Internacional de Humor, que expõe o trabalho de cartunistas do país e do exterior. A parada seguinte foi no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça 15, para ser estudada, entre outras a mostra "Queremos Miles Davis, a Lenda do Jazz" sobre a vida e obra do trompetista americano.
A aula externa terminou no Centro Cultural Correios, que fica bem próximo do CCBB, onde está atualmente a exposição "Mestres da Gravura", com riquíssimos trabalhos do século 15 a 1830, as exposições de Di Cavalcanti e do pintor Claudio Aun numa retrospectiva dos 40 anos de carreira entre a pintura e a escultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário